top of page

RECONCILIAÇÃO DE DADOS

A técnica de reconciliação de dados consiste em um método matemático que permite tratar estatisticamente os erros associados a medição de dados. O software S-DVR, desenvolvido pela Soteica do Brasil, utiliza esta técnica para realizar o fechamento do balanço de massa, de um determinado período de tempo, em plantas de processamento ou distribuição de produtos.

 

O S-DVR melhora a qualidade dos dados de processo através da determinação de um valor que seja coerente com a tolerância dos medidores e com as restrições do balanço de massa. O valor que atende a estes critérios é denominado reconciliado, e é obtido pela minimização global da diferença entre o valor medido pelo instrumento e o valor reconciliado, sujeito a obediência do balanço de massa e das tolerâncias dos instrumentos.

O software foi desenvolvido sobre uma interface tridimensional, que representa o modelo do processo. Esta interface facilita a navegação, possibilitando percorrer rapidamente a planta e obter uma visão global da mesma ou de pontos específicos, tornando o processo de reconciliação de dados mais ágil e abrangente.

Interface do S-DVR

A modelagem e o tratamento estatístico do S-DVR, permitem identificar e quantificar os desvios dos dados. Deste modo, pode-se otimizar o processo como um todo, pois é possível identificar e minimizar perdas no processo, contabilizar a produção e as transferências entre unidades com maior precisão e confiabilidade, além de gerenciar a manutenção dos instrumentos de medição com mais eficiência.

bottom of page